O ForUs nasceu da idéia de facilitar o desenvolvimento de novos protótipos e aplicações, criando uma interface única e consistente, com diversos plugins customizados, evitando a necessidade do desenvolvedor em adaptar novos componentes ou alterar o design da aplicação. Ele foi inspirado no artigo
"How to Enhance Forms Using jQuery UI".
Ele é um framework não obstrutivo, que utiliza três sistemas de grid (12, 16 e 24 colunas), utilizando recursos de Css e HTML juntamente com jQuery e jQuery UI para criar temas que são comuns e reutilizáveis as diversas aplicações ForUs. Essas aplicações também executam de maneira similar em todos os navegadores, além de adortarem as boas práticas de interface e usabilidade utilizadas pela equipe de designers da Petrobras.
Abaixo uma esquema da arquitetura proposta:
|
Arquitetura do ForUs |
Camada .Net:
Dispara chamadas a partir do código de servidor Asp.Net WebForms e Asp.Net MVC para os componentes de Popup e Message. Além disso, existia um recurso chamado Time Machine, que enviava a partir do cliente para o servidor um HTML com formatação e dados preenchidos pelo de usuário, notificando algum problema a equipe de desenvolvimento.
Camada "User Interface":
Onde ficavam os diversos componentes do ForUs que interagem com o usuário. Eles são configurados através de um setup básico e acionados de acordo com a necessidade do desenvolvedor. Por exemplo, você pode chamar o componente de mensagem escrevendo duas linhas de código.
Camada "Data Format":
São os pontos de configuração geral do ForUs, definindo o setup básico do sistema de grid, tamanho de fonte, validadores de campos, o tema da aplicação e muito mais.
|
Temas jQuery UI do ForUs |
Camada "Infra-estrutura":
Contém o sistema de Log do ForUs, que mostra no console do navegador os problemas ocorridos e as APIs do ForUs, que são chamadas a métodos de apoio, como por exemplo gravar e ler um cookie do navegador ou recuperar um parâmetro da query string.
|
Página de erro e sistema de log do ForUs |
O projeto foi adotado por diversos módulos do Siplex (Prodex, Cronograma de Sondas, etc) e continua em uso até hoje, mas não recebe mais evoluções, somente manutenções corretivas por conta da adoção do
Bootstrap e aumento da maturidade da equipe na codificação
jQuery e
JavaScript, facilitando a adoção de componentes disponíveis na Internet.
Por questões legais, as interfaces não podem ser apresentadas legíveis.
Ano de início do projeto: 2011
Duração: 2 anos (Intercalado)
Cargo: Consultor, Consultor Sr
Funções: Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Designer, Front-end, Back-end
Contratante:
Accenture,
BRQ
Cliente:
Petrobras
Tecnologias:
C# .Net,
Asp.Net,
Asp.net MVC,
Css3,
HTML5,
Xml,
Web Services,
TFS,
Nuget,
jQuery,
jQuery UI,
Json,
JavaScript,
Scrum,
Kanban
0 comentários:
Postar um comentário