Olá, muito prazer!

Francisco Jr

Desenvolvedor Front-end Desenvolvedor Back-end Desenvolvedor Mobile Analista de Infraestrutura Portugal é minha paixão Photografia é outra paixão Cozinhar também!

6 de janeiro de 2017

2003 - Siplex Projetos Exploratórios


O Siplex foi um sistema idealizado na tese de mestrado dos geólogos Reneu Rodrigues e Claudio Bettini em 1983 e escrito pelos mesmos em Fortran para Mainframe. Foi adotado como ferramenta pela área de Exploração da Petrobras e a TI assumiu sua manutenção e continuidade. Ele é o sistema responsável por estudos das áreas de exploração, realizando simulações de viabilidade comercial e registrando os parâmetros geológicos da mesma. É um dos principais sistemas da Exploração da Petrobras em todo o mundo.

Interface Fortran 
Em 2003 o Siplex era um conjunto de diversos programas em Fortran, com entrada e saída de dados através de arquivos de texto e uma interface "amigável" escrita em Visual Basic 6 que acionava esses diversos núcleos. Esse era o sistema utilizados pelos geólogos para cadastrar as informações de uma oportunidade exploratória e gerar cenários de simulação considerando as diversas variáveis geológicas e comerciais que poderiam influenciar na exploração da área.

Eu fui contratado pela Accenture para trabalhar no sistema, ficando responsável pela continuidade e principalmente pela migração dos arquivos de texto para o banco de dados Oracle quando a nova versão do sistema, totalmente reescrita em C # .Net fosse lançada.

Interface Siplex 800x600





Em Janeiro de 2005 foi lançada a nova versão, com sua nova interface, em formato popup e resolução 800x600. Em Janeiro de 2007 houve uma adaptação da interface, aumentando a resolução para 1024x768. Nesta adaptação comecei a desempenhar o papel de design para a equipe, ficando reponsável pelas futuras interfaces dos sistemas até 2013.

Alguns anos depois, com o crescimento dos sistemas relacionados ao Siplex, este sistema passou a ser um módulo chamado Projetos Exploratórios, parte do workflow do gerenciamento de projetos exploratórios. O nome Siplex veio a se tornar o conjunto de sistemas desse workflow, tornando-se SIPLEX - Sistema de Planejamento e Controle Exploratório.

Interface Siplex 1024x768
O desenvolvimento do sistema é contínuo, agregando novas tecnologias e funcionalidades dependendo da demanda dos gestores.

Depois dos 10 anos de uso do Siplex, algumas limitações começaram a aparecer devido as tecnologias empregadas, que já estavam ultrapassadas, tanto no back-end quando no front-end. Pensando na continuidade e crescimento do projeto, com facilidades de manutenção, foi decidido reescrever todo o sistema, implementando tecnologias como MVC, Rest, nHibernate e WCF para o back-end e Bootstrap, CSS3, HTML5 e Highcharts para o front-end.


No mercado existem soluções que fazem aquilo a que o Siplex se propõe, caso do GeoX da SchulumbergerREP  da Logicom E&P e os softwares de análise de prospectos da Rose & Associates.

Por questões legais, as interfaces não podem ser apresentadas legíveis.

Versão antiga
Ano de início do projeto: 2003
Duração: Quase 2 anos para a migração
Cargo: Analista de Sistemas Jr, Analista de Sistemas Pl
Funções: Desenvolvedor, Analista de sistemas, Help Desk, Analista de infra-estrutura, Designer, Front-end, Back-end
Contratante: Accenture, Atos Origin
Cliente: Petrobras

Versão nova
Ano de início do projeto: 2014
Duração: Quase 1 anos para a migração
Cargo: Consultor Sr
Funções: Desenvolvedor, Analista de infra-estrutura, Designer, Front-end, Back-end
Contratante: BRQ
Cliente: Petrobras

Trabalho com computação desde os meus 16 anos de idade. Comecei fazendo suporte para meus amigos, logo tornando isso minha profissão. Cursei meu segundo grau em eletrônica, depois fiz faculdade de redes de computadores e por fim pós-graduação em análise, projeto e gerência de sistemas. Trabalhei em diversas empresas ao longo dos últimos 20 anos, como Atos Origin, Accenture, BRQ e Stefanini tendo como cliente a Petrobras, onde passei 15 anos atuando para a área de Exploração e Produção (E&P). Trabalhei em um dos principais sistemas da companhia, o Siplex, onde atuei em mais de 22 sistemas e inúmeras tarefas, desde infra-estrutura, passando por desenvolvimento back e front end até a coordenação de projeto.

0 comentários:

Postar um comentário