Olá, muito prazer!

Francisco Jr

Desenvolvedor Front-end Desenvolvedor Back-end Desenvolvedor Mobile Analista de Infraestrutura Portugal é minha paixão Photografia é outra paixão Cozinhar também!

25 de janeiro de 2017

2011 - Siplex ForUs


O ForUs nasceu da idéia de facilitar o desenvolvimento de novos protótipos e aplicações, criando uma interface única e consistente, com diversos plugins customizados, evitando a necessidade do desenvolvedor em adaptar novos componentes ou alterar o design da aplicação. Ele foi inspirado no artigo "How to Enhance Forms Using jQuery UI".

Ele é um framework não obstrutivo, que utiliza três sistemas de grid (12, 16 e 24 colunas), utilizando recursos de Css e HTML juntamente com jQuery e jQuery UI para criar temas que são comuns e reutilizáveis as diversas aplicações ForUs. Essas aplicações também executam de maneira similar em todos os navegadores, além de adortarem as boas práticas de interface e usabilidade utilizadas pela equipe de designers da Petrobras.

Abaixo uma esquema da arquitetura proposta:

Arquitetura do ForUs

Camada .Net:
Dispara chamadas a partir do código de servidor Asp.Net WebForms e Asp.Net MVC para os componentes de Popup e Message. Além disso, existia um recurso chamado Time Machine, que enviava a partir do cliente para o servidor um HTML com formatação e dados preenchidos pelo de usuário, notificando algum problema a equipe de desenvolvimento.

Camada "User Interface":
Onde ficavam os diversos componentes do ForUs que interagem com o usuário. Eles são configurados através de um setup básico e acionados de acordo com a necessidade do desenvolvedor. Por exemplo, você pode chamar o componente de mensagem escrevendo duas linhas de código.

Camada "Data Format":
São os pontos de configuração geral do ForUs, definindo o setup básico do sistema de grid, tamanho de fonte, validadores de campos, o tema da aplicação e muito mais.

Temas jQuery UI do ForUs

Camada "Infra-estrutura":
Contém o sistema de Log do ForUs, que mostra no console do navegador os problemas ocorridos e as APIs do ForUs, que são chamadas a métodos de apoio, como por exemplo gravar e ler um cookie do navegador ou recuperar um parâmetro da query string.

Página de erro e sistema de log do ForUs

O projeto foi adotado por diversos módulos do Siplex (Prodex, Cronograma de Sondas, etc) e continua em uso até hoje, mas não recebe mais evoluções, somente manutenções corretivas por conta da adoção do Bootstrap e aumento da maturidade da equipe na codificação jQuery e JavaScript, facilitando a adoção de componentes disponíveis na Internet.

Por questões legais, as interfaces não podem ser apresentadas legíveis.

Ano de início do projeto: 2011
Duração: 2 anos (Intercalado)
Cargo: Consultor, Consultor Sr
Funções: Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Designer, Front-end, Back-end
Contratante: AccentureBRQ
Cliente: Petrobras
Tecnologias: C# .NetAsp.NetAsp.net MVCCss3HTML5XmlWeb ServicesTFSNugetjQueryjQuery UIJsonJavaScriptScrumKanban

Trabalho com computação desde os meus 16 anos de idade. Comecei fazendo suporte para meus amigos, logo tornando isso minha profissão. Cursei meu segundo grau em eletrônica, depois fiz faculdade de redes de computadores e por fim pós-graduação em análise, projeto e gerência de sistemas. Trabalhei em diversas empresas ao longo dos últimos 20 anos, como Atos Origin, Accenture, BRQ e Stefanini tendo como cliente a Petrobras, onde passei 15 anos atuando para a área de Exploração e Produção (E&P). Trabalhei em um dos principais sistemas da companhia, o Siplex, onde atuei em mais de 22 sistemas e inúmeras tarefas, desde infra-estrutura, passando por desenvolvimento back e front end até a coordenação de projeto.

0 comentários:

Postar um comentário